top of page

NÃO SEJA REFÉM DO SEU PASSADO


ree

Ele fiel para completar a obra que iniciou


Por: D’Frater SMV


"Tudo muda o tempo todo no mundo, não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo" – Lulu Santos


Entretanto, algumas coisas não mudam, mas se repetem como num ciclo vicioso e acredito que são estes pensamentos automáticos, regidos por nossas crenças que habitam nossa dimensão consciente, ou até mesmo os recalques da dimensão inconsciente, que nos conduzem a uma espécie de “Síndrome de Estocolmo” no que se refere ao passado.


E por essas observações aprendi:



É, todo mundo só “vira santo” depois que morre, então, é provável que com exceção do dia em que eu morrer, em todos os outros, os meus erros sempre serão lembrados primeiro quando forem contar a minha história. É que tem gente que adora apagar a lanterna dos outros para fazer a dele se sobressair e brilhar.


Aprendi que mesmo a ação mais nobre que fiz nem sempre é interpretada corretamente por quem assistiu a minha vida ou participou dela. Pior do que isso são as interpretações distantes que se espalham como verdade e todos os exageros sobre coisas que eu não fiz, não disse, nem vivi.



Aprendi a nem sequer tentar consertar estas interpretações, antes, mas seguir adiante fazendo caminho da paz com todos, distante, às vezes para evitar conflitos. Na verdade eu sou responsável pelas minhas ações e palavras e não pela interpretação que fazem sobre mim como um todo, nem tampouco com o que fazem com meu discurso.


Aprendi que além de Cristo não há quem consiga conviver comigo sem me lembrar dos meus erros; que só com o olhar de Jesus eu posso ver o outro sem lançar-


lhe no rosto seus erros, e acolho minha história como ela é, e aos outros com a história que tem. Digo isso porque vi aqueles a quem sempre fiz o bem, me chamarem de mau simplesmente porque passamos a caminhar em rotas diferentes.


Precisamos aprender a desapegar daquilo que nos faz mal, pois esse é um sinal de inteligência e maturidade emocional, por isso, vez ou outra é preciso refazer a mala colocando nela somente o que é essencial para nossa viagem, retirando dela todos os excessos e isso inclui lembranças que mata a esperança e pessoas que se tornaram um fardo em nossas vidas. Sim, há pessoas tóxicas e há pessoas pesadas, ou seja, aquelas que nunca somos conosco apenas subtraem.


Não, não estou dizendo que você deve sair por ai estabelecendo relações por interesse, ou seja, se relacionar apenas com pessoas que acrescentes algo a sua vida; podemos sim nos relacionar com pessoas para as quais podemos doar parte dos aspectos existências (tempo, vida, afetos), entretanto, ninguém consegue viver doando o tempo todo a toda hora, um dia fonte seca, bem como é necessário também receber para renovar.


Aprendi que ninguém precisa ser refém da própria história, seja ela qual for. Todos podemos contar nossas histórias a partir do que é bom; os erros fazem parte do processo de aprendizagem; errar é humano, permanecer no erro é ser um humano “doente”, condicionado a ciclo vicioso.


Deus não vai mudar sua vida em aspectos que deixou sob sua responsabilidade; a parte dEle nessa história é nos livrar do mal, e não fazer o que está sob nossa responsabilidade, sendo assim, só você abaixo de Deus pode mudar a sua realidade para poder caminhar com esperança de um futuro melhor.


Shalom a todos os caminhantes fraternos que em estão em Cristo. Recomecem sua história todos os dias em Cristo pois, com Ele, não somos reféns das nossas histórias, nEle o futuro já é; Ele continua a obra que iniciou.


Estou feliz com Ele pois Ele me satisfaz


Shalom


À PROCURA DA FELICIDADE

Vol. Caminhos da Fé

10/03/2017


Comentários


© 2023, Criado orgulhosamente com Wix.com

​Silas Macedo Veras, CPF 01261050304​​

Políticas Reembolso, clique aqui

bottom of page