TPM & SHI - SEXO & AMOR - Entre o apetite e o sentido - TEXTO 01
- D'frater SMV

- 10 de nov. de 2022
- 8 min de leitura

Quando a vontade de transar pode ser maior que o sentido de amar.
Autor: D'Frater SMV
Esse assunto dá muito "pano pra manga", então, vou tentar subdividi-lo e sintetizar os tópicos, e por isso, muita coisa deixará de ser abordada, além do fato de que como todos os textos desta coleção, ele não propõe trazer a verdade absoluta, mas tem como objetivo principal estimular a reflexão no âmbito das relações humanas.
Considerações iniciais.
Este texto não é uma reflexão direcionada a um gênero sexual. Esta é uma reflexão sobre o imaginário popular, que afirma que homens fazem "sexo" e mulheres fazem 'amor", (uma piada sem graça e sem fundamento de décadas passadas); o texto é uma hipótese de que há entre homens e mulheres, aqueles que buscam uma relação onde o amor seja a "motiv-a-ção" sexual e, o ato sexual em si tenha sentido e completude, não apenas a repetição de um padrão comercial (jeito de fazer) e ou o resultado de uma alteração hormonal.
Como eu já falei em textos anteriores, homens e mulheres podem ter a mesma frequência quanto a vontade de transar, além de serem motivados à relações sexuais por "N" motivos, e nao necessariamente porque estão "apaixonados" ou "amando", posto que, os homens, assim como as mulheres, possuem apetite sexual = predisposição física + necessidade + desejo + vontade, e isso, pode resultar em um ato sexual satisfatório em até certo nível, dependendo do que se procurar e com quem se vive esse momento.
E para finalizar este introito, a TPM - Tensão Pré Menstrual e o SHI - Síndrome do Homem Irritável, destacam-se como focalização temática nesta reflexão, para alertar homens e mulheres, sobretudo, aqueles que se amam, de que é necessário um profundo autoconhecimento, atenção, de modo que, essas particularidades dos gêneros (TPM e SHI), não se sobreponham como problemas ou principais motivações ao que de fato dá sentido a toda e qualquer relação, o amor. Afinal de contas, o que todos aqueles que amam esperam e precisam é serem amados, desejados e não percebidos como meros objetos sexuais.
TPM - Vamos conversar um pouco sobre as mulheres???
Algumas mulheres na TPM, apresentam cólicas, inchaços, dores de cabeça, dores musculares, seios doloridos, falta de energia, diminuição da libido e leves alterações no humor; outras até uma TPM mais grave chamada de transtorno disfórmico pré-menstrual, (5% das mulheres). Este tipo de transtorno deixa a mulher "completamente desequilibrada" emocionalmente, trazendo prejuízo profissional e às vezes destruindo seus relacionamentos. O que todos os homens e principalmente as mulheres precisam saber é algo óbvio, a tensão é PRÉ menstrual, ou seja, antes da menstruação e não depois.
Então, fica meu alerta, se após o período de tensão, a mulher continua pelo resto do mês, apresentando alterações de humor, deve procurar um médico (endócrino), um tratamento medicamentoso e ou um(a) terapeuta, o que não dá, é ficar colocando a culpa nos "hormônios”. Toda mulher tem por obrigação saber lidar consigo, antes de exigir que seu companheiro saiba como fazer.
Mas nem só de "alterações" ruins é feita a TPM, algumas mulheres ficam sexualmente mais sensíveis, intensas e mais propícias ao prazer. Tais alterações podem oscilar entre antes, durante e depois de alguns dias (10 a 15 dias) e depende do ciclo de cada mulher, permitindo que vivenciem um aumento significativo da libido (aumento do níveis de testosterona e estrógeno), ou seja, sentem muiiitaaa vontade de transar nesse período e nada impede com os devidos cuidados.
Com o aumento da vontade de ter relações sexuais, o que não necessariamente tem a ver com o seu parceiro, por se tratar de um processo natural e neurofisiológico, esta é a hora que algumas mulheres sabem tirar um bom proveito do "momento", outras nem tanto, outras trocam os pés pelas mãos (mais tarde você entenderá o porquê), no entanto, o que falo aqui não é uma regra, posto que, cada mulher é uma em seu contexto de vida.
SHI - Agora vamos falar um pouco sobre os homens???
Homens não têm TPM e grandes variações hormonais em ciclos mensais, mas podem ter SHI - Síndrome do Homem Irritável (síndrome da irritação masculina - TPM masculina), causado pelo baixo níveis de testosterona. Este quadro pode acontecer em qualquer dia em alguns períodos da vida dos homens, como na adolescência, na meia idade e na idade avançada. Entretanto, a SHI não deve ser confundida com a andropausa, que por sua vez é a redução contínua dos níveis de testosterona que acontece em alguns homens idosos.
A SHI pode ser influenciada por estresse, ansiedade e pela idade (acima de 40 anos em média). Entre os principais sintomas estão: mau-humor; agressividade; impaciência; melancolia; emotividade; tensão; desânimo ou tristeza; estresse em casa ou no trabalho; sensação de estar sobrecarregado; ciúmes excessivos; diminuição do desejo sexual. Com pelo menos 6 (seis) destes sintomas é possível que se trate da SHI , que pode ser confirmada mediante exame de sangue para ver o nível de testosterona.
É importante diferenciar a SHI de outras patologias de ordem psicológica, então, se tais sintomas ultrapassarem 14 dias, e afetarem significativamente a vida da pessoa, pode ser um quadro de ansiedade generalizada ou até depressão, para isso, é necessária uma consulta com o médico clínico, geral, endocrinologista ou urologista, um psiquiatra e ou uma conversa com um psicólogo, que irá fazer perguntas e avaliações psicológicas adicionais para o diagnóstico mais preciso.
O tratamento da SHI pode ser feito por reposição da testosterona através de comprimidos, injeções ou de formas naturais como alimentos ricos e zinco, vitamina A e D, fazer atividades físicas e dormir bem. Então já está mais evidente de que a SHI, bem diferente da TPM, não favorece o homem ao aumento da líbido em nenhum período em que a SHI se manifeste na vida de alguns homens, e quanto aos que não estão inseridos nesse quadro clínico, cuidado, para também não "trocar os pés pelas mãos" e confundir as coisas (mais a frente você entenderá sobre o que estou falando).
SEXO & AMOR - Agora vamos falar das implicações da TPM e da SHI nas relações ???
Já ficou claro que a TPM e a SHI tem a ver com alterações hormonais, que por sua vez, pode ser um fator modificador das atitudes, do comportamento sexual de mulheres e homens respectivamente, e que, consequentemente trazem implicações nas relações afetivas, até mesmo entre que aqueles que dizem se amar verdadeiramente, sendo que estes, devem estar muito mais atentos à forma como essas alterações podem influenciar negativamente na relação, e tragicamente e silenciosamente levar as relações ao fim.
SHI & SEXO - Quanto aos homens, quais são as implicações?
O que se pode concluir é que a SHI é de fato prejudicial as condições físicas e psicológicas dos homem no que diz respeito às relações sexuais, em quaisquer que sejam os dias e ou fase do desenvolvimento masculino. Qual mulher se sentiria bem em se relacionar com um homem em um quadro clínico de SHI, segundo os sintomas que apresentei? Nenhuma!!!
Alerta: Homens, cuidem-se e estejam atentos, de modo a cooperar com a saúde e o bem-estar de seus relacionamentos.
Penso que muitas vezes por amor, muitas mulheres se submetem a uma relação com homens com SHI, todavia, nem todas as mulheres estão cientes de que seus parceiros precisam de tratamento nesse período, por outro lado, nem todos os homens alcançam essa consciência e se tratam; a maioria dos homens preferem afirma que "são assim e pronto".
O que os homens precisam entender é que se ele está em condições "alteradas", seja lá qual for a causa, certamente será importante estar na companhia de uma mulher que o ame, mas sobretudo, precisa de tratamento, pois amor, não é a solução para tudo, e para muitas coisas, só amar não resolve!
O fato é que os homens em condições normais, tendem a manter a libido em níveis estáveis e, talvez por isso, o imaginário popular diz que homem só "pensam n'aquilo" (sexo), quando na verdade isso tem a ver com condições neurofisiológicas masculinas. Contudo, não quer dizer que exista qualidade sexual nas relações, principalmente se a "motiv-a-ção" é o sexo em si, e o se objetivo desse homem é encontrar uma (artigo indefinido) "corpo de uma mulher" e com este corpo, nesses dia, "resolver' o que não conseguiu resolver com as próprias mãos.
Penso que quando uma mulher ama um "homem", espera ser vista por ele como alguém que tem sentimentos, de modo que, o interesse sexual do parceiro seja percebido por ela como uma expressão do seu sentimento dele, e não como uma mulher qualquer, ou um "para-raios" que está à sua disposição para ele descarregar sua energia sexual, então homem não "troquem os pés pelas mãos"! mulheres não objetos sexuais, a não ser que elas mesmas se percebam e se permitam serem e viverem assim, quanto a isso, "cada cabeça com sua sentença".
TPM & SEXO - Quanto às mulheres, quais são as implicações?
O que se pode concluir é que a TPM, quanto às condições físicas e psicológicas das mulheres e no que diz respeito às relações sexuais, pode "atrapalhar", mas também podem "favorecer" ao aumento da libido das mulheres, sendo assim, duas perguntas podem ser feitas:
1- Qual o homem se sentiria bem na companhia de uma mulher, cujo quadro clínico da TPM dela a deixa "desequilibrada emocionalmente''? A resposta é: entender e ajudar é uma coisa aceitar tudo por causa da TPM é outra;
2 - Qual o homem gostaria de saber que a mulher com quem caminha, está "morrendo" de vontade de transar? A resposta é: Em condições normais, quase todos os homens, entretanto, nem todos, se sentiriam bem ao perceber, que só nesses dias são procurados por suas parceiras.
Alerta: Mulheres cuidem-se e estejam atentas, de modo a cooperar com a saúde e o bem-estar de seus relacionamentos.
Penso que muitas vezes por amor, muitos homens se submetem a uma relação com mulherea que ficam mensalmente "desequilibradas emocionalmente" por causa da TPM , todavia, nem todos estão cientes de que suas parceiras precisam de tratamento nesse período, por outro lado, nem todas as mulheres alcançam essa consciência e se tratam; a maioria das mulheres preferem afirma que "são assim e pronto".
O que as mulheres precisam entender é que se ela está em condições "alteradas", seja lá qual for a causa, certamente será importante estar na companhia de um homem que a ame, mas sobretudo, precisa de tratamento, pois amor, não é a solução para tudo, e para muitas coisas, só amar não resolve! (Já falei isso)
O fato é que mensalmente, em períodos diferentes, as mulheres alternam os níveis da libido, por isso, o imaginário popular diz que elas "não "pensam n'aquilo" (sexo), assim como os homens (balela), quando na verdade isso tem a ver com condições neurofisiológicas feminina, e cada mulher é uma. Contudo, não quer dizer que exista qualidade sexual nas relações, principalmente se a "motiv-a-ção" é o sexo em si, e o se objetivo dessa mulher é encontrar um (artigo indefinido) "corpo de um homem" e com esse corpo, nesses dia, "resolver' o que não conseguiu resolver com as próprias mãos.
Penso que quando um homem ama uma mulher, ao contrário do que fantasias o folclore popular, ele espera ser visto por ela como alguem que tem sentimentos, de modo que, o interesse sexual da parceira seja percebido por ele como uma expressão do seu sentimento dela, e não como um homem qualquer, ou um "para-raios" que está à sua disposição para ela descarregar sua energia sexual, então mulheres "não troquem os pés pelas mãos", calendário existe também para se observar essas coisas! Homens não objetos sexuais, a não ser que eles mesmos se percebam e se permitam serem e viverem assim, quanto a isso, "cada cabeça com sua sentença.
A continuação está abaixo:
TEXTO 2 - AQUI





Comentários